terça-feira, 22 de novembro de 2011

Premiação da Maratona Érico Veríssimo, na ABL.

           No dia 18 de Novembro a aluna Paloma de Medeiros, da turma 1901, recebeu seu prêmio na Academia Brasileira de Letras por sua linda redação sobre Érico Veríssimo. Estavam presentes na cerimônia os acadêmicos: Carlos Nejar (gaúcho a exemplo de Érico), Arnaldo Niskier e Evanildo Bechara; a subsecretária da secretária de Educação. E para prestigiar a premiação também estavam presentes cordenadores de CRE, gerentes de GED, representantes das Salas de Leitura Pólo, professores e alunos da rede municipal.
          A Maratona é uma pareceria da ABL com a SME e este ano o homenageado foi o autor de "O Tempo e o Vento", "Clarissa", "Incidente em Antares" entre outras obras...
          Parabéns, Paloma! Você merece! Muito talentosa!
          Segue aqui a redação:


Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2011.

Novo Amigo Verissimo

Estou escrevendo esta carta, pois fiquei fascinada com toda sua vida e obras. É Simplesmente tudo  maravilhoso! Como você está? Acho que bem, afinal aí do céu deve estar produzindo muito, ainda mais com as amizades que o cerca: Rachel de Queiroz, Jorge Amado e outros. A prosa provavelmente está formidável!
Porém não pense que foi esquecido aqui! Na terra, sua obra também continua impressionando o leitor, que entra na pele de suas personagens e vive as histórias emocionantes. Outra notícia que envio é sobre seu filho: Luís Fernando Veríssimo que segue o seu caminho, pois escreve livros interessantíssimos. Já li várias de suas crônicas! É motivo de orgulho para você!
Caro amigo, quando li: Um Certo Capitão Rodrigo (de sua famosa e deslumbrante trilogia O tempo e o Vento) fiquei muito emocionada e viajei mentalmente ao Rio Grande do Sul.Também fiquei extasiada com a vida de Ana Terra: guerreira, sábia, líder da família e independente! Essa personagem antológica é um exemplo para as mulheres atuais, um ícone para luta feminina que ainda tem muita conquista pela frente!
Parabéns por toda a sua produção literária, também quero agradecer por todo o seu envolvimento político, pois se aquela geração totalitária obtivesse apoio de pessoas como você, atualmente talvez estivéssemos vivenciando conseqüências indesejáveis. Que bom que fez História! Com suas obras estou descobrindo lugares inimagináveis anteriormente, conhecendo pessoas, vivenciando conflitos, entendendo mais sobre o comportamento humano e entrando no mundo fascinante da nossa Literatura Brasileira! Tenho um só pedido: que me inspire nos meus primeiros passos literários, pois com sua escrita fiquei  motivada a ser escritora, claro que não ouso ser tão competente, contudo espero fazer o melhor!
Aqui me despeço: obrigada por me fazer mais gente: sinto-me mais e melhor! E você é, pra mim, um anjo que passou pela terra e deixou mensagens extraordinárias! Só um anjo é capaz de escrever tão bem, porque tem como guia a mão de Deus!

Um beijão da sua amiga Paloma  de Medeiros.

   
Paloma e sua mãe, no auditório da ABL...

Registrando cada momento.

Mostrando seu prêmio.





Admiração pelos acadêmicos.



Paloma na Casa de Machado de Assis.


Móveis de Machado.



Cama do casal: Carolina e Machado.


Poesia que Machado escreveu para Carolina.








Paloma e  o acadêmico Arnaldo Niskier

Professora Márcia  em seu momento fã.


Professora Márcia Cristina, o mestre e acadêmico Evanildo Bechara e  a aluna Paloma.

Formação da mesa com os acadêmicos e a subsecretária.


Peça apresentada pela escola Cuba.










O orgulho e a alegria da mãe.

Aneíse, coordenadora das Salas de Leitura da 10ª CRE e Paloma.




Painel na entrada da ABL.

Paloma mostrando nosso mestre da Literatura: Machado de Assis.





Paloma com outro aluno finalista.





Arquitetura da ABL.